Pesquisar

sábado, 14 de maio de 2016

Crítica: "Batman v Superman: Dawn of Justice" - "Batman vs Superman: A Origem da Justiça"

Batman vs Superman: A Origem da Justiça

4 ESTRELAS



Steven Spielberg disse que a fase dos filmes de super-heróis irá passar, seguindo o caminho dos filmes de faroeste.
"Super-herói" não é um gênero, diferente da comédia, do terror, da ação e do faroeste, tão famoso dos anos 30 à 70 e que "voltou" em "Os Oito Odiados" de Tarantino e até mesmo em "Mad Max: Estrada da Fúria" de George Miller. Desta forma, estúdios podem utilizar seus heróis dentro dos gêneros que preferirem, mas estes nunca deixarão de ser seres que podem se encaixar nestes ambientes diferenciados - de Sci-Fi à Faroeste. E se depender de Zack Snyder, seus heróis não serão iguais aos action figures coloridos da Marvel.
Os super humanos da DC não são como os Vingadores, que salvam o mundo e se encontram na lanchonete para uma "boquinha". Existe uma aura de seriedade, realismo e sombria que os cerca e o diretor os encara como os deuses e alienígenas, acima dos humanos, que de fato são. Não se pode esperar um "O Demônio na Garrafa" adaptado para Robert Downey Jr. nas telas de cinema, mas "O Cavaleiro das Trevas" de Frank Miller e os jogos da série Arkham são duas das grandiosas fontes de onde o filme bebe.
A crítica mais frequente feita ao filme, de forma negativa, é sobre a grandiloquência descontrolada de Snyder, mas a partir do momento em que este escolhe seguir somente por este caminho, sem repetir o que foi feito em "O Homem de Aço" (2013), ele acerta.
Os músculos como pernas de Superman e todas as "destruições arte" que o endeusam e as câmeras lentas que o diretor ama usar constroem a sensação de suprassumo da perfeição, que pode dificultar para que se relacione com o herói, mas as rápidas quebras entre seus voos e atos heroicos com sua humanidade representada na forma de Martha e Lois Lane dão ao espectador uma proximidade com o kriptoniano. 
Já o homem-morcego surpreende em sua primeira aparição, até sua origem é tratada com um surrealismo do diretor que põe os morcegos levando um jovem Bruce Wayne para a luz e quando surge pairando como um monstro, no alto de uma parede como o mamífero, faz com que se entenda a que veio.
E com uma trilha sonora que remete a uma ópera, a amazona mais amada do mundo marca presença com simples frases e poses que constroem sua personalidade e força, já que não possui muitos diálogos.
Tudo isso unido, transportando as páginas para o cinema.
Quanto a estrutura, os diálogos e trocas rápidas mantêm uma fluidez e as frases com significados filosóficos e interpretativos estão mais do que presentes nos personagens de Jeremy Irons (Alfred) e Jesse Eisenberg, que interpreta um vilão talvez tão louco quanto o Coringa, mas tão calculista quando um serial killer.
A destruição desta vez é mascarada pelo espaço em que acontece, com toda a poeira, escuridão e raios, mas não pode-se concluir que Snyder segurou sua mão.
Ao fim de BvS a origem da justiça prometida está escrachada para o espectador comum e para o fã, então só resta esperar para a continuação do universo DC nos cinemas.


  • Veredito: Bvs é a extravagância quase perfeita de Zack Snyder com alguns tropeços na contação da história, mas que esta longe desta decepção que muitas criticas vem plantando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário